Notícias, Comentários, História e Estórias da Aldeia

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

Número de Visitas:

terça-feira, 4 de junho de 2013

CIÊNCIA

ELVIRA FORTUNATO ENTREVISTADA ONTEM NA TVI24

Filha de dois louriceirenses, Elvira Fortunato, investigadora, inventora e detentora do maior prémio alguma vez atribuído a uma cientista, foi ontem entrevistada por Judite de Sousa.
Os termos científicos abordados não foram muitas vezes compreendidos por nós mas chegaram para perceber que as novas descobertas da Professora irão revolucionar as novas tecnologias, nomeadamente na área da Eletrónica.
Depois do transístor de papel, vêm aí novos produtos eletrónicos a partir do cimento do tijolo e do vidro. Este poderá mostrar-nos televisão e mudar a cor através de um simples botão e transformará as montras dos estabelecimentos de hoje num mostruário completo.
O seu Laboratório é uma referência na área da Eletrónica Transparente, com excelentes equipamentos e infraestruturas e nele estudam, além de portugueses, ucranianos, japoneses, polacos, bielorrusos e de outros países, sobretudo da Ásia.
Disse que por cada euro que lhe dão para investigação ganha cinco euros e lamenta que o Ministério da Economia nunca tivesse contatado o seu Laboratório para saber o que nele se fazia.
Não obstante ter sido convidada a deslocar o seu trabalho para outros países a nossa cientista diz que gosta muito de Portugal.
Elvira Fortunato é o orgulho dos louriceirenses como deverá ser de todos os portugueses.

1 comentário:

  1. Eu fui um dos que, estive com toda a atenção, a ver e a ouvir, esta SENHORA nossa conterrânea, que a todos nos enche de orgulho, pela posição que atingiu, no mundo da ciência. Só é pena que uma certa cambada, que por aí vai existindo, não reconhecer o valor destas pessoas, sejam eles nesta área ou noutra qualquer. Infelizmente dá-se mais valor e é melhor retribuído um cidadão que anda a correr a trás da bola, do que se dá a estas pessoas, que se dedicam e se aplicam anos e anos, ás suas descobertas, em prol deste País.
    Mantendo a devida distância, e não pretendendo de modo algum, qualquer equiparação, pois não é disso que se trata, devo dizer que muito do que esta SENHORA disse, eu entendi, pois quem profissionalmente esteve a exercer actividade na área da Electrónica Aeronáutica, 38 anos e cuja formação Técnica aplicada, e contínua, era de nível muito elevado. Por isso muito do que esta SENHORA disse, eu compreendi.
    Se me for permitido, deixem-me juntar aos muitos Louriceirenses e porque não dizer, aos milhares ou milhões de Portugueses, que se sentem orgulhosos dos feitos desta SENHORA, a que eu tenho o prazer de lhe chamar SENHORA, com letra bem grande.
    Bem haja, ELVIRA FORTUNATO.

    ResponderEliminar

Estatutos

Fundado a 10 de Março de 2010, é um instrumento de informação e divulgação de conteúdos, considerando-se independente na política e na religião. Tem âmbito local mas não perde a perspectiva sócio-cultural podendo incluir notícias e conteúdos de carácter geral.


PRINCIPAIS OBJECTIVOS: